Aristides - O Musical

Subiu a cena em Abril de 2017. Esgotou rapidamente as 11 sessões previstas e apresentou 2 sessões extra devido à intensa procura de bilhetes. A convite de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, o espetáculo viajou até Lisboa onde se apresentou com enorme êxito no Teatro Armando Cortez em Junho. Um total de cerca de 5500 espetadores.

Contou com a participação especial da grande atriz portuguesa Manuela Maria e com o talento inquestionável de Ruben Madureira no papel de Aristides.

Contexto:

"Aristides – O Musical", tem como objetivo mostrar ao público nacional a história de Aristides de Sousa Mendes, através da representação e da música. Este espetáculo retrata essencialmente os nove dias fulcrais de junho de 1940 que estiveram na origem do dilema de Aristides de Sousa Mendes, quando este se viu confrontado com a tragédia humana nas ruas de Bordéus que o levou ao gesto humanista de libertação de milhares de refugiados em fuga desesperada da perseguição nazi, através da concessão de vistos de trânsito para Portugal. Nesse sentido, pretende-se abordar o confronto entre Salazar e Aristides, bem como entre os ideais nacionais e político-estratégicos de um e os valores humanistas e morais do outro, e ainda, entre a realidade portuguesa colonialista e a realidade europeia perseguida e subjugada, replicando o contraste entre a Exposição Universal do Mundo Português inaugurada em Junho de 1940 e o desespero dos refugiados nas ruas Bordéus durante os mesmos dias.

 

Sinopse:

Junho de 1940. As tropas nazis invadem Paris. Milhares de refugiados fogem para o sul de França, na tentativa desesperada de sobreviver, abandonando o continente europeu, através da Península Ibérica. Em Bordéus, onde Aristides de Sousa Mendes é Cônsul-Geral de Portugal, a população aumenta rapidamente de 300 mil para cerca de 700 mil habitantes. Milhares de judeus e refugiados amontoam-se à porta do Consulado português em busca de um visto de trânsito para Portugal. Impedido pela Circular 14 de acudir a toda essa gente aflita, Aristides enfrenta um dilema: respeitar a Lei dos Homens e seguir as regras do Governo do seu país ou respeitar a Lei de Deus e seguir as regras do Amor cristão? Aristides escolhe Deus e desobedece a Salazar. Perante a tragédia nazi, Aristides atua. E Salazar… também.

Elenco:

Ruben Madureira - Aristides
José Lobo - Salazar

Carlos Martins - Rabi Kruger

Joana Leal - Angelina

Sissi Martins - Andrée

Hugo Batista - Seabra

Manuela Maria - Elsa Angelmayer

Figuração:

Contracanto Associação Cultural

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • Facebook Clean
  • Google+ Clean
  • Flickr Clean

© 2015 Contracanto