Contracanto - Do Outro Lado do Mar
“Contracanto – Do Outro Lado do Mar”constitiu uma segunda edição de uma temática artística iniciada em 2013 com o espetáculo “Contracanto” que estreou em Carregal do Sal e fez itinerância em Outubro de 2013 e Março de 2014 pela região (Carregal do Sal, Tábua, Santa Comba Dão, Miranda do Corvo e Figueira da Foz) totalizando um público de cerca de 3500 pessoas.
A nova edição do espetáculo subiu a cena em Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017 no Centro Cultural de Carregal do Sal esgotando todas as sessões previstas. Com novo guião original e nova seleção musical baseada em temas de Zeca Afonso diferentes dos propostos na primeira edição, fez uma abordagem afetiva dos dilemas pessoais e humanos vividos pelos portugueses nos anos 60 e 70, com consequências ainda presentes na sua vida atual. “Do Outro Lado do Mar” remete para os contextos da Guerra Colonial, dos “retornados” e ainda da emigração, sem esquecer a perspetiva dos portugueses que, em Portugal, olham para o outro lado do mar com a angústia da distância; a dor pelos que perderam e a saudade dos que escolheram partir.
O espetáculo contou, na sua execução ao vivo, com cinco músicos e cinco cantores-actores que passearam a música e universo alegórico de Zeca Afonso, personificando, assim, o próprio eco da sua obra. As encenações dos quadros musicais foram auxiliadas por elementos multimédia, nomeadamente projecções e vídeos que serviram de moldura às alegorias do autor. Em sintonia com a simplicidade e a própria personalidade discreta de José Afonso, avessa a exibicionismos despropositados, o projecto pretende ser intimista, emotivo e transmitir uma mensagem humanista, de solidariedade e união .
Com guião original de Sandra Leal e encenação de António Leal, o projeto contou com as valências artísticas de:












Músicos:
Simon Wadsworh
Gonçalo Santus
Bruno Duro
Rui Carvalho
Marco Reis
Alinhamento Musical:
Adeus, ó Serra da Lapa
Menina dos Olhos Tristes
Tenho barcos, tenho remos
De não saber o que me espera
Redondo vocábulo
Natal dos Simples
Qualquer dia
Vejam bem
Fui à beira do mar
O meu menino é d'oiro
Canção do desterro
Canção da paciência
Eunucos
Venham mais cinco
Verdes são os campos
O que faz falta